/apidata/imgcache/721d16c498c79b63286ea7141fba9461.png?banner=header&when=1770208147&who=127

Turismo de aventura do Vale garante certificação internacional de segurança

Com apoio do Sebrae-SP, seis empresas e oito atrações turísticas da região conquistaram a certificação ISO ABNT

Atualizado em 08/01/2026 às 12:01, por .

Rico em atrativos de turismo de aventura, o Vale do Ribeira encerrou 2025 com uma importante conquista: seis empresas e oito atividades turísticas receberam a certificação de segurança ISO ABNT NBR 21101. As empresas da região conseguiram o selo internacional ao participarem do Programa SP Ecoaventura, realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).  

O Bioma Park em Juquiá foi certificado com as atividades de tirolesa e arvorismo e a Caverna do Diabo Aventura, de Eldorado, com o rapel na Caverna do Diabo e na cachoeira Garganta do Diabo, além da expedição na Caverna do Diabo. Também receberam a certificação de segurança ABNT as operadoras Missão Cananéia (canoagem em Cananéia), Explore Turismo (rafting em Iporanga e Barra do Turvo), Ecopark Lago Suspenso (rapel na Caverna Lago Suspenso em Iporanga) e Planeta Trilha (rapel na Caverna da Água Suja em Iporanga).  

Conquistar a certificação internacional traz um diferencial competitivo significativo para as empresas de turismo. Com protocolos de segurança estruturados, elas ganham credibilidade e confiança e conseguem atrair ainda mais turistas, fortalecendo o potencial do turismo de aventura da nossa região

gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos

.  

Das 52 empresas de turismo de aventura certificadas em 2025 no Brasil, 40 obtiveram a conquista pelo Programa SP Ecoaventura. Para conseguir o selo internacional, os empresários participaram de diversas etapas envolvendo diagnóstico, implementação das normas, preparação e auditoria final antes de receber a certificação.  

“Na primeira etapa do programa, as agências receberam capacitação em gestão empresarial, visando fortalecer os negócios. A segunda parte foi a estruturação do sistema de gestão de segurança, o SGS, com foco em melhorar os processos e garantir a segurança dos usuários. Na sequência veio a certificação ABNT, que reconhece os mais altos padrões em segurança para o turismo de aventura”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira.  

A ABNT NBR ISO 21101 é uma norma internacional que orienta as empresas de turismo de aventura a estruturarem o sistema de gestão de segurança para suas atividades. Ela define como identificar perigos, avaliar riscos e preparar planos de emergência. “Nas atividades ao ar livre, como canoagem, rapel, rafting e tirolesa, a segurança é fundamental para que os turistas possam aproveitar a natureza com tranquilidade. Empresas e atrativos com certificação ABNT seguem padrões técnicos rígidos de segurança, oferecendo serviços de maior qualidade”, reforça Ricardo.  

Diferencial  
Para Débora Rodrigues, da Missão Cananéia Canoagem, o processo de certificação foi desafiador e muito enriquecedor. “Participar do programa foi muito importante para a qualificação dos condutores e da própria operação. O ideal seria que todas as empresas de turismo de aventura tivessem essa certificação, porque é extremamente notória a diferença que traz tanto para a empresa, para como aqueles que participam das atividades”, revela a empresária.  

“Todo esse processo transforma o empresário e a empresa e isso é notório com o feedback dos clientes, com a operação e com aquilo que as pessoas acabam recebendo. Muitas vezes os turistas não percebem todo esse procedimento, todos os requisitos que tiveram que ser contemplados, adequados e implantados, porém o diferencial é o resultado, a qualificação dos condutores e da própria operação”, explica Débora, que também fez curso e hoje é consultora e auditora em segurança de turismo de aventura.